Engenharia Ambiental e Sustentabilidade



O que é ser sustentável e qual o papel do engenheiro ambiental numa realidade cada vez mais exigente?


O que é ser sustentável? Essa é uma pergunta que pode ter diversas respostas a depender do contexto. Mas a mais utilizada e disseminada é que sustentabilidade é igualdade ao longo do tempo(Robert Gilman).


Podemos dizer que ter um olhar sustentável dentro dos negócios, independente qual seja, é ter a capacidade de conduzir um trabalho ou exercer uma função sem comprometer a integridade da natureza, um ecossistema local ou o bem-estar de uma comunidade. Dentro desse raciocínio, o desenvolvimento acontece junto a garantia de que as gerações futuras possam usufruir do que hoje nós temos de melhor, já que podemos evitar riscos e catástrofes nesse processo. É importante pensar no ser sustentável que age a favor do coletivo, em detrimento dos interesses individuais.


O profissional de Engenharia Ambiental é considerado híbrido, porque possui diversas habilidades devido a sua formação multidisciplinar no meio acadêmico. Esse agente deve estar ciente da sua responsabilidade perante conceito de sustentabilidade.


Será um diferencial para os profissionais do futuro, saber lidar com as transformações da sociedade e uma delas, se não a mais importante dentro desse ambiente de negócios, é garantir a integridade do profissão e do planeta.

Mas mais do que isso, é necessário que ele saiba utilizar ferramentas inovadoras para propor soluções de impacto sem ferir o princípio de ser sustentável. E esse deve ser levado até para o que consideramos pequenas ações do cotidiano. São pequenos projetos que em conjunto criam um ambiente equilibrado.









33 visualizações

Foi um prazer tê-lo por aqui. Qualquer dúvida, entre em contato pelo nosso SAC.

Estações de Tratamento de Água, Esgoto/Efluentes, Criação de Projetos de Sistemas de estações, Operação de estações, Aluguel de estações, Estações Elevatórias, Tanques industriais, Análises Laboratoriais, produção de perfis pultrudados, etc.

© 2018 FIBRATÉCNICA